Filmes que retratam a perda de memória

Filmes que retratam a perda de memória

Já imaginou não recordar mais o que realmente importa ou não ter certeza das coisas? É em cima desse questionamento que alguns filmes fazem reflexões importantes sobre a Doença de Alzheimer. Fizemos uma lista com obras que tratam do assunto de maneira delicada e compreensiva.

 

PARA SEMPRE ALICE (2014)

Juliane Moore recebeu o Oscar de melhor atriz por seu trabalho no filme “Para Sempre Alice” (Still Alice), em que interpreta uma professora universitária vivendo sintomas da Doença de Alzheimer aos 50 anos. A obra faz um importante relato sobre a batalha que muitas pessoas têm que enfrentar: uma luta para manter a vida, os relacionamentos e a noção de si frente à progressão da doença.

 

 

LONGE DELA (2006)

Neste filme baseado em um conto de Alice Munro, Grant e Fiona Anderson são um casal de aposentados que vivem na zona rural do Condado de Brant, em Ontário. Fiona começa a perder sua memória, ficando cada vez mais claras as manifestações da Doença de Alzheimer. Vendo sua esposa ir se distanciando gradativamente, Grant reflete sobre o seu casamento e as atitudes erradas que tomou durante a vida. Julie Christie, que interpreta Fiona, foi indicada ao Oscar por seu papel em “Longe Dela” (Away From Her).

 

 

VIVER DUAS VEZES (2019)

“Viver Duas Vezes” (Vivir Dos Veces) acompanha um professor acadêmico aposentado e viúvo há cinco anos, que um dia confunde a ruas na volta para casa. Ele então é diagnosticado com Doença de Alzheimer. Confrontado com os dilemas do diagnóstico, junto com sua família, resolve partir em busca do seu amor de infância antes que seja tarde.

 

Todos eles podem contribuir, de alguma forma, para entender melhor a condição de saúde com a qual muitos convivem ou trabalham atualmente.

______________________________________________________________________________________________________

Material desenvolvido pela Cave Digital.

______________________________________________________________________________________________________


Material parte do programa de suporte ao paciente, 2020 © - Direitos reservados – Novartis Biociências S/A. Proibida da reprodução total ou parcial sem autorização do titular. Material produzido em Outubro de 2020.

Não encontramos seu login na nossa base de usuários do Portal VMS. Por favor preencher sua data de nascimento para verificarmos nos outros canais

Para fazer a compra online, é necessário fazer o login ou se cadastrar no programa

Já vai?

Aproveite todos os benefícios do programa agora mesmo

Ao clicar no link a seguir você estará deixando o website da Novartis e será direcionado para um outro website correspondente ao assunto de seu interesse.
A Novartis não se responsabiliza pelo conteúdo nele apresentado