O apoio é fundamental

O apoio é fundamental

Para um tratamento eficaz, é fundamental que a pessoa com Doença de Alzheimer saiba que o tratamento médico sozinho não é suficiente, apesar da dificuldade de conciliar o sentimento de independência com a ideia de que se precisa de apoio¹. Encontrar pessoas para contar pode fazer com que seja mais fácil enfrentar problemas de memória.

O apoio pode proporcionar vários benefícios. Entre eles, estão: o engajamento em uma atividade com significado; o desenvolvimento uma rotina estruturada e previsível; a socialização; e o aprendizado de como os outros estão lidando com os desafios dos problemas de memória.

Na maioria das comunidades, há várias fontes de apoio disponíveis, como grupos de apoio, aconselhamento e serviço de transporte especiais.

Grupos de apoio – Pessoas em circunstâncias parecidas compartilhando sentimentos e ajudando uns aos outros a resolver problemas: esse é o propósito de grupos de apoio, que fornecem uma atmosfera de apoio e encorajamento. Dentre as maneiras de se encontrar um, estão: entrar em contato com o hospital local ou centro médico, ligar para alguma associação ou procure seus endereços na Internet, ou ligar para o escritório da Secretaria do Idoso. Em geral, são gratuitos.

Aconselhamento – Oferecido por centros comunitários de saúde mental, agências de serviços familiares, terapeutas em consultórios particulares e programas mantidos pela indústria farmacêutica. Lidar com preocupações e sentimentos com a ajuda de um profissional pode ajudar a reduzir o estresse e criar novas perspectivas sobre a situação².

Serviços de transporte especiais – Esses serviços podem ajudar você a ir e voltar de centros diurnos para adultos, consultas médicas e shopping centers.

Buscar apoio e ser capaz de solicitar ajuda, ao contrário do que se pensa, é um sinal de força: apoio e educação são importantes!


_____________________________________________________________________________________________________


Referências 


1. Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz): https://abraz.org.br/2020/sobre-alzheimer/evolucao-da-doenca-2/ 

2. Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz): https://abraz.org.br/2020/orientacoes/cuidados-com-o-familiar-cuidador/  

______________________________________________________________________________________________________


Material parte do programa de suporte ao paciente, 2020 © - Direitos reservados – Novartis Biociências S/A. Proibida da reprodução total ou parcial sem autorização do titular. Material produzido em Outubro de 2020.

Não encontramos seu login na nossa base de usuários do Portal VMS. Por favor preencher sua data de nascimento para verificarmos nos outros canais

Para fazer a compra online, é necessário fazer o login ou se cadastrar no programa

Já vai?

Aproveite todos os benefícios do programa agora mesmo

Ao clicar no link a seguir você estará deixando o website da Novartis e será direcionado para um outro website correspondente ao assunto de seu interesse.
A Novartis não se responsabiliza pelo conteúdo nele apresentado