5 livros que retratam a convivência com o diagnóstico

5 livros que retratam a convivência com o diagnóstico

A Doença de Alzheimer é mundialmente conhecida por ser uma das doenças mais comuns em idosos, costuma se agravar gradativamente e não apresenta cura. Por essa razão que o diagnóstico é tão importante, para garantir melhor qualidade de vida à pessoa portadora da doença, além de auxiliar os familiares e amigos como devem lidar com essa experiência.

Apesar de não termos todas as respostas, há muita informação sobre a Doença de Alzheimer que podem ajudar tanto no diagnóstico e no tratamento da doença. Confira 5 livros que relatam o dia a dia com Alzheimer.

1.      Para sempre Alice, por Lisa Genoveva.
A história, que deu origem ao longa-metragem de mesmo nome e protagonizado pela atriz Julianne Moore, conta a história de Alice Rowland, uma pesquisadora que começa a apresentar sintomas de Alzheimer precoce, por volta dos seus 50 anos. Com o diagnóstico, Alice e sua família começam a viver o desafio dessa nova realidade.

2.      O lugar Escuro, por Heloísa Seixas.
Como uma autobiografia, a história relata como a autora acompanhou toda a Doença de Alzheimer vivida pela mãe. Neste livro, é possível notar as mudanças de personalidade causadas pela doença, como também entender as minúcias da complicação no cotidiano.

3.      Onde estou?, por Darcy Brito.
O livro conta a história de Avani, uma personagem que começa a apresentar dificuldades para se lembrar atividades simples da sua rotina. Os esquecimentos vão ficando constantes e, com o passar do tempo, a protagonista se questiona se estaria mesmo doente ou somente vivendo as consequências de uma vida moderna.

4.      Quem eu? Uma avó. Um neto. Uma lição de vida., por Fernando Aguzzoli
As experiências, histórias e fatos engraçados da vida de Fernando Aguzzoli, que largou o emprego e os estudos para cuidar da avó com Alzheimer, eram compartilhados diariamente nas redes sociais, com milhares de seguidores. Os relatos também resultaram neste livro, com entrevistas de especialistas sobre a Doença de Alzheimer.

5.      Sete histórias de Alzheimer, por Márcio F. Borges
O livro tem como objetivo auxiliar familiares e cuidadores de pessoas com Alzheimer. Para isso, o autor conta sete histórias reais que abordam diferentes aspectos da doença, com uma forma didática de passar informações sobre prevenção e tratamento da Doença de Alzheimer.


_____________________________________________________________________________________________________


Referências 

www.alz.org/br  
https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2018/10/09/alzheimer-entenda-como-doenca-prejudica-o-cerebro-e-quais-seus-sintomas.htm 
http://alzheimer360.com 

______________________________________________________________________________________________________


Material parte do programa de suporte ao paciente, 2020 © - Direitos reservados – Novartis Biociências S/A. Proibida da reprodução total ou parcial sem autorização do titular. Material produzido em Outubro de 2020.




Não encontramos seu login na nossa base de usuários do Portal VMS. Por favor preencher sua data de nascimento para verificarmos nos outros canais

Para fazer a compra online, é necessário fazer o login ou se cadastrar no programa

Já vai?

Aproveite todos os benefícios do programa agora mesmo

Ao clicar no link a seguir você estará deixando o website da Novartis e será direcionado para um outro website correspondente ao assunto de seu interesse.
A Novartis não se responsabiliza pelo conteúdo nele apresentado