21 de setembro: Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença de Alzheimer

21 de setembro: Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença de Alzheimer

Você provavelmente já ouviu falar sobre esse problema neurológico, ou até mesmo conhece alguém, algum parente ou conhecido, que conviva com os sintomas da Doença de Alzheimer. Mesmo assim, poucas sabem sobre os sintomas e as possibilidades de prevenção de tratamento da doença.

Por isso, o dia 21 de setembro é marcado como a data global da conscientização da Doença de Alzheimer e preparamos um material especial com informações relevantes sobre esse problema neurodegenerativo que afeta mais de 1 milhão de brasileiros e cerca de 50 milhões de pessoas em todo o mundo.

A Doença de Alzheimer não é uma doença simples por ser uma doença progressiva, e apesar de não haver atualmente tratamentos que impeçam o progresso da doença, há medicamentos para tratar os sintomas da demência. Os sintomas podem ser divididos em três “fases”:

Leve: falhas de memória e esquecimentos constantes; dificuldades em realizar tarefas complexas (como cuidar das finanças);

Moderado: a pessoa já necessita de ajuda para realizar tarefas simples, como se vestir;

Avançado: a pessoa necessita de auxílio para realizar qualquer atividade, como comer, tomar banho e cuidar da higiene.

O Alzheimer está ligado diretamente ao cérebro, e começa afetando principalmente a área do hipocampo, associada ao aprendizado. Por isso que a perda de memória, principalmente a dificuldade em lembrar informações recentemente aprendidas é normalmente o primeiro sintoma da doença.

O problema é que o próprio paciente demora a procurar ajuda, ou porque não reconhece os sintomas ou por sentir vergonha deles.  Como muita gente acredita o esquecimento e as mudanças no comportamento fazem parte do envelhecimento normal, não é incomum que a busca por um especialista demore. Entretanto, é importante lembrar que esse tipo de demência não é normal do envelhecimento. Todo mundo passa a esquecer as coisas a partir de uma certa idade, no entanto, muita gente chega aos 90 anos com total lucidez e independência.

Familiares e amigos podem notar os sintomas de Alzheimer e de outras demências progressivas antes da pessoa que está passando por essas mudanças. Se você, ou alguém que você conhece, está sentindo os possíveis sintomas de demência, é importante buscar uma avaliação médica para encontrar a causa desses sintomas. Ninguém precisa enfrentar a doença de Alzheimer ou qualquer outra demência sozinha.

_____________________________________________________________________________________________________


Referências 

www.alz.org 
www.brainn.org.br 
https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2018/10/09/alzheimer-entenda-como-doenca-prejudica-o-cerebro-e-quais-seus-sintomas.htm 

______________________________________________________________________________________________________


Material parte do programa de suporte ao paciente, 2020 © - Direitos reservados – Novartis Biociências S/A. Proibida da reprodução total ou parcial sem autorização do titular. Material produzido em Outubro de 2020.


Não encontramos seu login na nossa base de usuários do Portal VMS. Por favor preencher sua data de nascimento para verificarmos nos outros canais

Para fazer a compra online, é necessário fazer o login ou se cadastrar no programa

Já vai?

Aproveite todos os benefícios do programa agora mesmo

Ao clicar no link a seguir você estará deixando o website da Novartis e será direcionado para um outro website correspondente ao assunto de seu interesse.
A Novartis não se responsabiliza pelo conteúdo nele apresentado